As meninas de 11 a 13 de idade em Parnaíba poderão ser vacinadas contra o HPV (Human Papiloma Virus). A imunização das adolescentes vai começar no dia 10 de março com meta de atingir 80% deste público no município.

Os postos de saúde vão dispor das doses da vacina, mas a aplicação vai acontecer nas escolas públicas e privadas após agendamento junto ao setor de imunização da Prefeitura de Parnaíba.

Para tanto, foi realizada uma reunião na última sexta-feira (07/02) no auditório da UESPI, com diretores e representantes das escolas para informar que a aplicação das vacinas vai acontecer depois que cada instituição fizer o levantamento nominal e cadastro em sistema das estudantes. Em seguida, as escolas serão visitadas pela Imunização, segundo um cronograma estabelecido.

O prazo para o cadastro junto ao Setor de Imunização encerra antes do início das vacinações. Por orientação do Ministério da Saúde, as escolas terão que trabalhar conteúdo sobre o HPV e sua prevenção. As instituições vão dispor de material para auxiliar nas aulas.  Os pais das alunas também devem receber orientações para sensibilização, que vai constar com registro de frequência. Depois será disponibilizado um termo de não autorização aos pais que não quiserem que as filhas sejam vacinadas.

Segundo Janaílda Furtado, do Setor de Imunização de Parnaíba, a iniciativa é para prevenir as adolescentes que ainda não tiveram contato com o HPV, que tem mais de 150 sorotipos. A vacina é tetravalente e vai prevenir contra os tipos de HPV 6 e 11 que são responsáveis por 95% dos casos de câncer de colo do útero e os tipos 16 e 18 que são responsáveis por 70% dos casos.