Será realizada no período de 01 a 06 de setembro a “2ª Semana do bebê de Parnaíba”, evento realizado pela Prefeitura através de uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Saúde (Sesa) e Educação (Seduc).

O objetivo central da “2ª Semana do bebê de Parnaíba” é promover ações de atenção e cuidados com a gestante e com as crianças de zero a seis anos de idade, período que ocorre a primeira infância, e compartilhar com profissionais, informações e conhecimentos que contribuam diretamente com a redução da mortalidade infantil intra-hospitalar.

Na manhã dessa quinta-feira (29), foi realizada uma capacitação, viabilizada pela Sesa, voltada para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Dirceu Arcoverde, Maternidade Marques Bastos e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que trabalham em contato direto com recém-nascidos e mães.

O tema central da palestra foi o método canguru, que trata-se de uma forma de contato pele a pele entre a mãe e o bebê prematuro, onde a criança usa apenas uma fralda que reforça o contato com o corpo da mãe na posição vertical, durante o tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. A programação deverá estender-se até o dia 18 de setembro, com capacitações em datas pontuadas.

Acompanhe a programação:

01 de setembro

09h – Missa na Igreja São José, Bairro São José

19h – Culto na Igreja Batista em frente a Praça do Ipase

02 de setembro

08h – Palestra na Escola Monsenhor Roberto Lopes (Clóvis Salgado)

02 a 05 de setembro

Consultas de puericultura e pré-natal nas Estratégias Saúde da Família (atendimento geral), verificação de P.A., glicemia capilar de gestantes, rastreamento de gestantes de alto risco (encaminhamento ao CES e SPMIP), palestras (ordenha manual, mitos e desmistificações, amamentação, introdução alimentar, importância da vacinação, saúde bucal da gestante e da criança e vacinas todos os dias).

II Fórum de Desenvolvimento Infantil

03 de setembro

08h – Palestra Escola Coração Imaculado Coração de Maria

14 às 17h – Fórum

Local: Cras Piauí

04 de setembro

08h – Palestra na Escola Godofredo de Miranda

14h às 17h – Fórum

Local: Cras João XXIII

05 de setembro

08h – Palestra Escola Hermita Miloca e Antonieta Martins

14h às 17h – Fórum

Local: Cras Medonça Clark

06 de setembro

14 às 17h – Fórum

Local: Cras São Vicente de Paula

15:30h – Concentração para a caminhada com todos os profissionais da saúde da Atenção Básica

16h – Início da Caminhada

16:30h – Chegada da caminhada na Praça Santo Antônio.

16:45h – Apresentações e atividades em comemoração a Semana do Bebê com brincadeiras, músicas, espaço de pintura.

17:30h – Apresentações e eleição do Bebê do ano 2013.

18h – Encerramento da Semana do Bebê

Escolha do Bebê do ano, que tenha nascido em Parnaíba, no dia 06/09/2013, de parto normal e fez 6 ou mais consultas de pré-natal na ESF).

10 de setembro

13h às 17h – I Fórum Regional da Rede Cegonha na Pousada dos Ventos

17 e 18 de setembro

08h às 17h – Capacitação sobre pré-natal na rede básica de saúde e amamentação. Público alvo: enfermeiros da rede de atenção básica, na UFPI.