A Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura e Secretaria de Educação, lançará neste sábado (08) o projeto Arte Bairros no Catanduvas. O projeto de caráter itinerante irá circular por vários pontos da cidade com apresentações, oficinas, palestras e rodas de conversa, com o objetivo de articular novas produções e fortalecer a cidadania e a identidade cultural do povo parnaibano.

 Trata-se de uma ação coordenada de intervenções, palestras, exposições, oficinas e apresentações artísticas, articuladas com inúmeros parceiros e dispositivos educacionais, culturais e comunitários, para promover a troca de experiências entre os bairros.

O projeto surgiu da necessidade e do entendimento de que é possível coordenar uma ação mais ampla e efetiva de valorização da produção cultural. Afastados do centro e voltados para suas tradições e manifestações próprias, os bairros tornaram-se núcleos fechados, que apenas de forma pontual apresentam suas tradições e manifestações culturais mais características em eventos do calendário cultural da cidade, a exemplo do B. Catanduvas com o Bumba-meu-boi; B. São José com o carnaval; Barro vermelho com a cerâmica e redes do linho da carnaúba, etc. São artesões, percussionistas, músicos, dançarinos, atores, coreógrafos, fotógrafos amadores, poetas, que integram esses grandes espetáculos populares, e que não expandem ou aprofundam suas linguagens e pesquisas em virtude da falta de oportunidade.

O Projeto ARTE-BAIRROS vem preencher esse espaço, identificando, divulgando, incentivando e propondo novas técnicas em um grande intercâmbio entre os vários núcleos (bairros) produtores e consumidores de cultura. Tendo Parnaíba uma vocação natural para o turismo e situando-se como cidade pólo da região litorânea, uma ação de fomento cultural virá preencher uma lacuna, abrindo novos espaços, criando novos grupos e incentivando agentes artístico-culturais que através de suas expressões e manifestações consolidarão essa vocação.