Parnaíba é um município brasileiro do estado do Piauí, possuindo uma população de mais de 150 mil habitantes, sendo o segundo mais populoso do estado, perdendo apenas para a capital Teresina. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí (além de Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia).
Além das belezas naturais, Parnaíba apresenta um grande valor histórico para o Piauí, apresentando principalmente nas proximidades do Porto das Barcas inúmeros imóveis históricos que traduzem a importância de Parnaíba, chegando naquela época a ser mais importante do que a ex-capital Oeiras e tendo até mesmo referências na Europa.
Desde 2013, Parnaíba vem crescendo em ritmo acelerado, tendo no início de 2014, inaugurado o seu primeiro shopping center e retomando os voos em seu aeroporto internacional. A cidade se destaca principalmente pelo seu potencial turístico, sendo uma base de apoio para quem quer conhecer as belezas do litoral do Piauí, Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhao, bem como Camocim e Jericoacoara, no Ceará.
Etimologia
O nome do município, na língua tupi-guarani, significa “rio de águas barrentas”, em alusão ao Rio Parnaíba. A cidade é banhada por um de seus braços, o Rio Igaraçu. Outras prováveis origens para o nome seriam: uma homenagem a Domingos Jorge Velho que nasceu na vila de Parnaíba em São Paulo; e uma alusão a uma faca de retalhar carne, chamada Parnahiba, trazida da Bahia pelos primeiros fazendeiros que se instalaram na Vila.
Carinhosamente, a cidade também é conhecida como a “Capital do Delta”, pois é o portal de entrada para quem quer conhecer o único delta em mar aberto das Américas: o Delta do Parnaíba.
História
Dos índios ao status de vila
Antes da chegada do elemento colonizador, a região do Delta do Parnaíba era ocupada por índios Tremenbés, exímios nadadores conhecidos como “peixes nacionais”. Entre os anos de 1571 e 1614, uma série de excursões chegaram a região, atraídas pelas notícias da grandiosidade do rio que cortava a região. Eram navegadores, aventureiros, jesuítas e pesquisadores que desbravavam a região muito antes dos bandeirantes. Conta-se que um destes navegadores, Nicolau Resende, naufragou na foz do rio e perdeu toneladas de ouro, o que o levou a passar cerca de 16 anos na região em busca de seu tesouro.
Na época por causa da Carta Régia de 1701 que só permitia a criação de gado a uma distância de 10 léguas do litoral, a economia da futura província do Piauí era interiorizada uma vez que a pecuária era sua base. Além disso, essa determinação obrigou comerciantes e contrabandistas a usarem o rio Parnaíba como via transportadora já que era inviável o doloroso trajeto terrestre. Diante disso criou-se um entreposto para a guarda de animais e acondicionamento da carne bovina, a esse local foi dado o nome de Porto Salgado ou das Barcas que acabou propiciando o desenvolvimento de uma indústria charqueadora na região e de um dos núcleos que deram origem a cidade de Parnaíba. O outro núcleo gerador da cidade foi o arraial Testa Branca que anteriormente era uma fazenda de gado que não oferecia chances de desenvolvimento.
Em 20 de setembro de 1759, João Pereira Caldas, o então governador da província do Piauí, fundou a vila de São João da Parnaíba e misteriosamente escolheu como sede o arraial Testa Branca, com a promessa nunca cumprida de que fossem construídas 59 casas o que acabou gerando insatisfação nas comunidades adjacentes do Porto das Barcas.
Em 1769 a Câmara, instalada na região portuária que administrava a vila proibiu a construção de novas edificações em Testa Branca e no ano seguinte, o governador Gonçalo Botelho de castro, transferiu definitivamente a sede para o porto. Foi também em 1770 que iniciou-se a construção da Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça que hoje é uma das poucas catedrais em estilo barroco do Estado e foi fundada no dia 14 de agosto.
Independência
Com o decorrer do tempo a vila ganhou destaque, desenvolveu-se, tornou-se um centro de difusão de cultura e de novas ideias por concentrar uma “elite intelectual” que começava a querer intervir na política nacional. Por vezes as notícias chegavam antes na vila do que na capital e foi neste contexto que Simplício Dias da Silva, rico fazendeiro e homem de prestígio, no dia 19 de outubro de 1822, proclamou adesão da vila a independência da colônia. Por ter sido a primeira Vila do Norte do Brasil a proclamar a Independência, Parnaíba foi agraciada pelo Imperador Dom Pedro I, com o honroso título de “A Metrópole das Províncias do Norte” e Simplício Dias da Silva convidado a ser o primeiro Presidente da Província do Piauí.
Prevendo que o movimento da independência poderia fazer Portugal perder sua mais rica colônia, o monarca mandou o general Fidié e suas tropas para Oeiras para conter tal movimento e caso contrario pelo menos preservar o Norte da colônia. Quando as notícias de que a independência tinha sido proclamada no litoral do Piauí, Fidié e suas tropas deslocaram-se para a vila de S. João da Parnaíba, mas ao chegar os revoltosos haviam se refugiado nas cidades vizinhas e Oeiras agora era quem declarava sua independência.
No percurso de volta a capital as tropas portuguesas foram surpreendidas com populares armados de pedras e paus, evento conhecido como a Batalha do Jenipapo em Campo Maior. Fidié apesar de ter ganho a batalha, tinha suas tropas enfraquecidas e em vez de ir a Oeiras, foi a Caxias para poder reorganiza-las, porém quando chegou nesta cidade foi cercado por tropas a favor da independência e teve que se render. Hoje, no dia 19 de outubro comemora-se o dia do Piauí.
A Confederação do Equador
Outro movimento político ao qual Parnaíba aderiu foi a Confederação do Equador, que ocorreu no dia 25 de Agosto de 1824. De Pernambuco à Parnaíba, o regime, agora, era o republicano. Mas, as forças do Imperador desmontaram essa confederação e os republicanos, em várias Províncias, foram enforcados ou fuzilados. Vários parnaibanos foram presos.
A elevação como cidade
No dia 14 de agosto de 1844, a vila foi elevada a categoria de cidade pela lei nº 166 promulgada pelo então governador José Idelfonso de Souza Ramos. A essa altura Parnaíba tinha referências na Europa e no mundo.
Praça da Graça
Este logradouro era o maior ponto de encontro da cidade, é nela que se localiza a Casa Grande, residência de Simplício Dias da Silva e a Catedral-Matriz de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, construída em 1770 em estilo barroco, porém hoje descaracterizada pela reforma de 1936, promovida pelo Mons. Roberto Lopes.
Praça da Graça – Parnaíba
Casa Inglesa
A Casa Inglesa, foi dirigida por Paul Robert Singlehurst, o “Paulo Inglês”, que se estabeleceu no Brasil em 1849. Ele foi o primeiro a trazer para o país tratores, motores e jeeps. Mais tarde, em 1884, James Clark tornou-se dono único, este foi responsável por inserir a cera de carnaúba no mercado internacional e por fornecer produtos a base de petróleo, equipamentos e instalação. Atualmente fica na Avenida Presidente Vargas no bairro Centro. Naquela época, o terraço da casa inglesa era famoso pelas festas que concentravam a elite da cidade. Hoje a casa é um hotel totalmente mobiliado com móveis antigos.
Casa Inglesa – Parnaíba – PI
Turismo
Os principais pontos turísticos são:
Delta do Parnaíba está situado entre os estados do Maranhão e Piauí, formado pelo Rio Parnaíba, que tem 1.485 km de extensão, o Delta do Parnaíba abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Maranhão e Piauí.
Praia da Pedra do Sal é uma praia do estado do Piauí, sendo a única situada na cidade de Parnaíba, localizando-se a 15 km da sede do município parnaibano, se encontra na Ilha Grande de Santa Isabel, ilha fluvial do Delta do Parnaíba. O acesso está disponível pela rodovia PI-116. A Pedra do Sal é dividida em duas partes: o lado Manso e o lado Bravo. O lado Manso tem poucas ondas, é de baixa movimentação e boas condições para pescaria e descanso. O lado Bravo é útil para esportes radicais como surf e asa delta.
Lagoa do Portinho é uma das mais belas paisagens do Piauí e com a vantagem de que as águas azuis podem ficar verdes, dependendo da luz do sol, as dunas cercam um balneário de águas doces no litoral do Piauí, ideal para a prática de desportos aquáticos na banana boat , jet ski e windsurf
Porto das Barcas é a origem da cidade de Parnaíba está diretamente conectado, localizada as margens do Rio Igaraçu braço do Rio Parnaíba, o Porto fica à direita da ponte que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel. Construções do século 18 desempenhou um papel preponderante na economia da região, foi construído grandes armazéns utilizados para estocagem de mercadorias importadas e de exportação, especialmente o comércio com Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha.
Teatros A cidade possui dois teatros: Teatro do SESC e Teatro Saraiva
Shoppings Parnaiba Shopping e Dunnas Shopping
Cultura
Os folguedos correspondem às festas juninas,figurando atualmente como um dos maiores festivais juninos do Piauí.Ocorrem no mês de Julho,e a cada ano atraem mais turistas devidos ao recebimento de atrações de âmbito nacional,é realizado na praça de eventos Mandu Ladino,com grande infra-estrutura e exalta apresentações de quadrilhas,bumba-meu-boi,teatro e música.
Carnaval. No carnaval da cidade, o ponto alto são os desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos, entre outras atrações [25] . tendo entre as escolas de samba: Unidos da Ponte, Nova Parnaíba e Império do Cais.
Com o início das festas carnavalescas organizada pela Prefeitura de Parnaíba por meio da Superintendência de Cultura, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança elaborou a “Rota da Folia” com intuito de garantir a presença de foli...
As meninas de 11 a 13 de idade em Parnaíba poderão ser vacinadas contra o HPV (Human Papiloma Virus). A imunização das adolescentes vai começar no dia 10 de março com meta de atingir 80% deste público no município.
Os postos de saúde vão dispor das doses da vaci...
A Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura, iniciou nesta quarta-feira (12/02) a divulgação nas rádios, tv e sites da programação oficial do Carnaval 2014.
Além de eventos tradicionais como concursos, desfi...
A Prefeitura de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura e Secretaria de Educação, lançará neste sábado (08) o projeto Arte Bairros no Catanduvas. O projeto de caráter itinerante irá circular por vários pontos da cidade com apresentações, oficinas, palestra...
O II Litoral Open de Jiu-Jitsu 2014, evento que faz parte do Calendário Esportivo de Parnaíba, acontecerá dias 22 (a partir das 15h) e 23 de fevereiro (a partir das 10h), no Ginásio Poliesportivo “Verdinho”. Trata-se de um dos maiores eventos da modalidade no Piauí...
A Superintendência Municipal de Cultura fará a abertura do calendário anual de eventos, com uma mostra que homenageia o jurista Parnaibano Evandro Lins e Silva, humanista de trajetória marcada pela genialidade. A abertura acontecerá dia 18 de janeiro, às 19h, no Ca...
Até o dia 25 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realiza a “II Colônia de Férias: educação e diversão nas férias”, com o objetivo de proporcionar lazer às crianças e adolescentes de 06 a 14 anos a prática de atividades esportivas, de recreação e ...
O grupo Khronus Animes PHB realizará no período de 14 e 15 de dezembro a sétima edição do Banzai Animes, evento que trata da divulgação da cultura japonesa, em especial os animês, mangás e músicas, na cidade de Parnaíba. o evento acontecerá das 08h às 18h na Escola...
A Prefeitura de Parnaíba recebeu na manhã desta sexta-feira o último lote de peças da exposição Evandro Lins e Silva que será instalada no Casarão de Simplício Dias. Daniela Kallmann responsável pela criação, direção, montagem e curadoria da exposição, apresentou a...
As Unidades Básicas de Saúde estão disponibilizando a dose da vacina contra a Hepatite B, uma doença silenciosa, grave que precisa ser combatida. O público alvo são pessoas de 0 a 49 anos, que devem tomar a vacina mediante o cartão de atualização vacinal.